quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Teoria dos Dez Mundos: Mundo dos Dois Veículos


Aqui irei explanar sobre o Mundo dos Ouvintes da Voz e o Mundo do que Despertaram para a Causa, pois são semelhantes em relação à busca pela autorreforma, por isso são conhecidos por Mundo dos Dois Veículos.

Estes mundos já fazem parte dos Quatro Nobres Mundos, junto com o Mundo dos Bodisatvas e o Mundo dos Budas.

O Mundo dos Dois Veículos corresponde, respectivamente, pelos estados de erudição e absorção. Este é o momento em que a pessoa passa a compreender os fenômenos da vida através da observação e dos estudos. A pessoa começa a compreender a impermanência ou a transitoriedade da vida, ultrapassando o apego às coisas materiais ou problemas, com a consciência de que tudo está em constante transformação.

Porém, a pessoa dos Dois Veículos não está interessada em ajudar as outras pessoas, por isso, sua iluminação é parcial. Elas deixam de buscar o Estado de Buda, mesmo reconhecendo a sua grandiosidade.

Infelizmente, as pessoas dos Dois Veículos são egocêntricas.

Eu poderia citar aquele chefe inteligente, que sabe de muitas coisas, que não briga, que é sempre calmo, porém, ele é centralizador. Não se preocupa com o crescimento de seus funcionários, não ensina, simplesmente só pensa em si mesmo, mesmo não demonstrando isso.

Existem muitas pessoas assim. Seja no mundo artístico ou no mundo de pessoas normais como eu... (risos)

Não podemos esquecer de que isso é um estado emocional. Qualquer pessoa que está no Mundo dos Dois Veículos pode ir para o Mundo do Inferno em questão de segundos.

Vou contar uma história que aconteceu comigo já tem aproximadamente um mês.

Era um domingo e eu já tinha feito o Gongyo e o Daimoku. Fiquei algum tempo fazendo um pouco de meditação em meu quarto, e porta permaneceu fechada o tempo todo. Ao todo, eu acho que isso tudo durou umas duas horas e meia. Eu tenho três gatos. Nessa época, eu deixava um pote de água sobre a minha cômoda por causa do tempo seco. Meus gatos subiam na cômoda para beber essa água, o que para mim era normal. Eu até trocava a água para que eles pudessem bebê-la. Quando eu abri a porta, o meu gato macho entrou e subiu na cômoda para beber a água. Ao sair, a cômoda estava um pouco escorregadia, pois eu tinha feito limpeza em meu quarto, e passado lustra móveis nela, com isso, meu gato derrubou meu incensário, quebrando-o. Imediatamente entrei no Mundo dos Asura. Fiquei com tanta raiva que eu gritava feito louca. Eu amava aquele incensário, e foi destruído em segundos. Meu gato, assustado, correu para a sala e ficou olhando para mim, de longe. Ao vê-lo naquele estado eu percebi que tinha alterado meu estado emocional. Caramba! Depois de duas horas e meia me dedicando ao meu estado de Buda, eu, em questão de segundos, fui para o estado de ira. Foi nesse momento que percebi que mudamos de um estado para outro imediatamente. Claro que me acalmei. Joguei o resto do incensário fora e voltei para meu quarto. Meu gato ficou uns três dias sem entrar no meu quarto depois disso. Tadinho. Agora, tenho mais consciência disso, e procuro ficar mais alerta em relação às minhas emoções.

Entendeu o que eu quis dizer em entrar num mundo e mudar para outro instantaneamente? Espero que sim.

Contei essa história somente para ilustrar como nós somos vulneráveis às coisas externas, mesmo sabendo que tudo é ilusório.

Ainda tenho muito que evoluir... (risos) 😁

Somente com a prática altruísta é que podemos atingir o Mundo dos Budas e não mais transitar entre um mundo e outro, atingindo a Iluminação.

Reforçando: qualquer pessoa pode atingir a Iluminação!


Nam-myoho-renge-kyo. 

Curtam a nossa página no Fabebook.
Sigam-nos no Instagram.

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...