quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Teoria dos Dez Mundos: Mundo dos Budas


Finalmente chegamos ao último mundo referente à Teoria dos Dez Mundos do Budismo. Considerado a “mais digna e respeitável condição de vida personificada pelo Buda”.

Buda significa “o iluminado”, ou seja, quando atingimos o Mundo dos Budas, atingimos a Iluminação. Porém, este mundo existe em qualquer pessoa e em todas as coisas. Para conseguir atingir este estágio deve-se praticar o budismo, em outras palavras, fazer shakubuku.

No meu ponto de vista, atingimos o mesmo estado quando estamos recitando Daimoku em frente ao Gohonzon. É quando as “coisas” acontecem.

Só não podemos deixar de mencionar que qualquer pessoa tem os demais nove mundos dentro de si e que atingir a Iluminação não seja o único propósito da vida.

Um Bodisatva fez um juramento de levar a felicidade a todos às pessoas. Este é o nosso verdadeiro propósito. Seja você Budista ou não.

Podemos citar Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Chico Xavier, Gandhi, Martin Luther King entre outros que viveram em estado de Buda. Não porque atingiram a Iluminação, mas porque fizeram tudo o que tinha de ser feito para que as pessoas fossem livres e felizes.

No entanto, como eu disse antes, este estado existe em qualquer pessoa e, em qualquer momento, você pode manifestá-lo, basta praticar o Budismo ou outras atividades altruístas e benevolentes para com todos! Inclusive com aquelas pessoas que mais trazem sofrimento, pois são elas que mais precisam de amor.

Iluminar-se é estar em constante estado de amor.

“Abraçar todos os tipos de pessoas sem o mínimo de preconceitos é um dos pré-requisitos de um Buda.”

Como podem ver, não é um estado fácil de atingir. Como posso enxergar o estado de Buda num assassino? Num político corrupto? No bandido que rouba sua casa? Num estuprador? Num pedófilo? Num animal selvagem? Numa planta venenosa?

Complicado, mas em todas as pessoas, coisas, animais e plantas existe o Buda dentro delas. Infelizmente, algumas ainda não o manifestaram exatamente por fazer tudo o contrário do viemos a este mundo fazer: amar uns aos outros.

“A reforma total da vida de uma pessoa contribuirá para a mudança na sociedade, tornando a paz mundial uma realidade. Através da reforma de nossas próprias vidas podemos abrir as portas para que outros possam construir igualmente uma fortaleza indestrutível de paz em seus corações. Uma grande mudança em cada pessoa afeta muitas outras pessoas, assim como uma onda pode criar milhões de outras ondas. Essa grandiosa transformação a qual chamamos de ‘Revolução Humana’ é a própria manifestação do Estado de Buda em nossas vidas”. (retirado do site Buda na Web)

Por isso, antes de agredir alguém, antes de falar mal de alguém, antes de pensar mal de alguém, lembre-se de que essa pessoa também é tão Buda quanto você.

Na verdade, manifestar o Buda que está dentro de você é aquele momento em que a felicidade absoluta faz parte da sua vida. Você não precisa de nada e nem de ninguém para ser feliz, você já é feliz por si só e é por isso que quer oferecer a felicidade aos outros para que elas possam conseguir o mesmo que você.

Com isso, eu cito novamente as palavras de Nelson Mandela:

"À medida que deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas a permissão para fazer o mesmo."

Quando aprender a desapegar das coisas, das pessoas, dos pensamentos negativos, do sofrimento e perceber que tudo é ilusão, você terá atingido a Iluminação.

Recitem Nam-Myoho-Renge-Kyo, façam shakubuku e tenham o coração limpo de qualquer maldade e conseguirá entrar no Mundo dos Budas.

Nam-Myoho-Renge-Kyo.

Tânia
O Universo em Você

Curtam a nossa Fanpage
Sigam-nos no Instagram

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...