quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Teoria dos Dez Mundos: Mundo dos Asura

Mundo dos Asura, também conhecido como Estado de Ira, recebe este nome devido a um personagem, um demônio (veja imagem desta postagem), da mitologia Hindu. A palavra “asura” significa “antideus”.

Este é o quarto mais baixo dos mundos. Em companhia do Mundo do Inferno, Mundo dos Espíritos Famintos e o Mundo dos Animais, O Mundo dos Asura faz parte dos Quatro Maus Caminhos, porque representam os estados de infelicidade.

No Mundo dos Asura as pessoas apresentam menosprezo pelas pessoas “inferiores”, porém elas têm consciência disso, pois possuem o desejo de superar os outros. Elas são egoístas, invejosas e perversas.

O sentimento de ira é manifestado através do ódio, inveja e bajulação, este último manifesta-se, principalmente, com as pessoas que eles consideram “superiores”. Não gostam quando outras pessoas são superiores a elas, e é neste momento que sua ira se manifesta.

Essas pessoas, muitas vezes, procuram aparentar um aspecto que nada a tem a ver com sua verdadeira natureza. Podem se mostrar atenciosas, benevolentes, amigas, mas no fundo de seu coração vive um ódio muito profundo que pode se manifestar caso contrariado.

Chefes e pais autoritários, estupradores, torturadores, manipuladores estão entre os exemplos de pessoas que se encontram no Mundo dos Asura.

O modelo mais clássico é que quando estamos no trânsito. Se alguém nos fecha, faz uma ultrapassagem inadequada, estaciona em vaga proibida o estado de Ira se manifesta quase que instantaneamente.

Bate o dedinho do seu pé na quina da cama ou de outro imóvel e verá que você manifesta esse estado/mundo rapidinho. (risos)

No entanto, o Mundo dos Asura, estado de ira, também tem seu lado positivo, quando usado de forma correta, ela pode ser usada com o intuito de incentivar, para lutarmos contra as injustiças do mundo ou trabalhar por uma boa causa.

Constantemente, devido a minha profissão, eu me deparo com adolescentes que manifestam ódio com muita frequência e nesse momento eu procuro incentivá-los, dizendo que se não deu certo dessa vez, vai dar certo na próxima e que não podemos nos desanimar e nem ocupar os outros. Porém, não deixo de manifestar ódio quando eles não estudam ou não fazem a lição. (risos)

Segundo o presidente Ikeda, “devemos construir uma fortaleza de paz dentro do coração de cada indivíduo”.

Somente com o coração fortalecido e através da Revolução Humana nós seremos capazes de transformar o mundo em que vivemos, e assim a paz mundial poderá ser um desejo próximo da realidade.

Então, levantem-se, cumpram seu papel individual de elevar seu estado de espírito a fim de ajudar os outros a fazer o mesmo.

“Não tem nada de iluminado no ato de se encolher, pois os outros se sentirão inseguros ao seu redor. Nascemos para manifestar a glória do Espírito que está dentro de nós. E à medida que deixamos nossa luz brilhar, damos permissão para os outros fazerem o mesmo. À medida que libertamos nosso medo, nossa presença libera outros”.
- Nelson Mandela


Namastê!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...