quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Teoria dos dez mundos: Mundo dos animais


O Mundo dos Animais também conhecido como “estado de animalidade” é o terceiro mundo mais baixo dos Dez Mundos. Junto com o Mundo do Inferno e o Mundo dos Espíritos famintos formam “Os Três Maus Caminhos”, os quais são conhecidos dessa forma, porque esses mundos trazem muito sofrimento.

O Mundo dos Animais é o momento em que a pessoa perde a razão e busca por interesses imediatos. Elas são dominadas pelos sentimentos de medo e covardia.

As pessoas que se encontram neste mundo são conduzidas por seus instintos e, com isso, não conseguem discernir o certo do errado. Elas precisam sobreviver de alguma forma, custe o que custar.

A característica principal é a estupidez. A pessoa se encontra sem sabedoria para controlar a si própria.

Sabemos que no verdadeiro mundo selvagem dos animais, os mais fortes ameaçam os mais fracos. Em comparação, as pessoas agem compulsivamente, de forma irracional e sem moralidade, ameaçando outras pessoas, que em seu ponto de vista são mais fracas, e bajulam os poderosos.

Como os animais agem instintivamente, eles não criam expectativas ou planos para o futuro, eles vivem seu dia a dia. Da mesma maneira, as pessoas em estado de animalidade não são capazes de visualizar o futuro, ficam presas às coisas imediatas, destruindo a si mesmas.

Podemos citar o bullying, os traficantes, pessoas que querem “subir na vida” a qualquer custo, golpistas, pessoas que sonegam impostos, a mentira, a traição entre outros, como exemplos para quem vive neste estado.

É estranho dizer tudo isso, já que os animais não fazem guerra e nem matam uns aos outros por ganância ou porque não foi com a cara do outro. Existe a lei da sobrevivência entre os animais, e é nisso que se caracteriza o Mundo dos Animais no Budismo.

Nichiren Daishonin disse que “essas pessoas são tão insolentes que mesmo os animais são mais respeitáveis. Com relação a este fato, o grande mestre Dengyo escreveu que a lontra mostra seu respeito antes de comer o peixe que caçou, o corvo na floresta leva alimento para seus pais e avós, a pomba cuida para pousar três galhos abaixo do de seu pai, os gansos mantém uma formação perfeita quando estão voando juntos, e os cordeiros ajoelham-se para beber o leite de sua mãe.” Ele pergunta “se animais inferiores conduzem a si próprios com tais características, como pode o ser humano ser tão descortês?”

O lado positivo do Mundo dos Animais é que precisamos do nosso lado instintivo para sobreviver. Sabe aquele momento que você está caminhando pela rua, voltando para casa após o trabalho, e se dá conta de que precisa mudar o caminho, porém você não sabe de onde vem essa intuição?

O que dizer daquela mãe que vê seu filho sendo atacado por um crocodilo, ela entra no lago para salvar o filho e não sabe de onde vem toda aquela força?

O que precisamos fazer é levantar o nosso estado de ânimo e entender o quão é ruim ser controlado por esses mundos mais baixos. Característica comum nas pessoas nos dias atuais.

Continue recitando Nam-Myoho-Renge-Kyo para elevar o seu estado de espírito todos os dias.

Namastê.

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English Version

The World of Animality

The World of Animality, a.k.a. “animality state”, is the third lowest of the Ten Worlds in Nichiren Buddhism. Together with the World of Hell and the World of Hunger, they are “The Three Bad Paths”, they are known this way because they bring too much suffering.

The World of Animality is that moment in which a person loses their reason and search for immediate interests.

People who in this world are conducted by their instincts and hence they cannot distinguish from right and wrong. They need to survive somehow, it does not matter what it takes.

The main characteristic is stupidity. The person is not wise and cannot control him/herself.

We know that in the real wild animal world, the strongest ones threaten the weakest ones. In comparison to this, people act compulsively, in an irrational way with no morality, threatening other people, who are weaker than them and, they suck up the powerful ones.

As the animal act instinctively, they do not expect or make plans for future, they live they lives each day. The same way people in the animal state are not capable of visualize the future, they get stuck in immediate things, destroying themselves.

We can mention bullying, drug dealers, people who want to move up in the world at any cost, con artists, people who do not pay the taxes, lies, betrayals, and others as examples of people who live in this animal state.

It is odd to say all of this, the animals do not go to war and nor kill each other for greed or just because they do not like each other. There is the survival law among the animal and it is on this that the World of Animality is based according to Buddhism.

Nichiren Daishonin says “these people are so insolent that even animals are better behaved. The Great Teacher Dengyō states that the otter shows its respect by offering up the fish it has caught, the crow in the forest carries food to its parents and grandparents, the dove takes care to perch three branches lower than its father, wild geese keep perfect formation when they fly together, and lambs kneel to drink their mother’s milk. He asks: if lowly animals conduct themselves with such propriety, how can human beings be so lacking in courtesy?”

The positive side in the World of Animality is that we need our instinct to survive. Do you know that moment you are walking in the street, coming back home when you realize that you need to change the journey? However, you do not know where this intuition comes from.

What can we say about that mother sees her son is being attacked by a crocodile, she goes into the lake to save her son but she does not know where all that strength comes from?

What we need to do is to raise our state level and understand how bad it is to be controlled by these lower worlds. It is a common sense on people nowadays.

Keep chating Nam-Myoho-Renge-Kyo to improve your state level every single day.

Namastê.

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