domingo, 2 de julho de 2017

Um ano de prática budista.

Hoje faz exatamente um ano que comecei a pratica do Budismo de Nichiren.

Tudo começou com um convite do meu amigo Arnaldo para ir a uma festa Budista que acontece todos os anos. No início, eu não estava muito a fim de ir, achei que ficaria lá o dia todo recitando mantras ou assistindo às palestras, mas chegando lá, eu me enganei. O lugar é lindo e ainda me diverti muito.

Havia quase seis meses que o meu último relacionamento havia terminado. Mesmo não sendo uma relação saudável, ela acabou porque ele decidiu que seria melhor ficar com outra mulher. Aquilo acabou comigo e eu não sabia mais o que fazer. Eu já recitava o Daimoku, mas não diariamente.

Nesse dia, tanto na ida quanto na volta, a sogra do Arnaldo foi minha companhia durante o trajeto. No entanto, devido ao desânimo que me consumia àquela época, eu mal conversava, eu só sabia chorar.

No caminho de volta, dona Zê contou-me como o Daimoku faz mesmo a diferença na vida de uma pessoa. Ela me disse que quando descobriu que o irmão estava com câncer, decidiu recitar Nam-myoho-renge-kyo por 5 horas todos os dias até que o irmão se curasse. E assim ela o fez e o irmão se curou depois de alguns meses.

Nesse momento, eu percebi que estava recebendo a chave do Universo e tinha de usá-la. Eu não aguentava mais sofrer pelo meu ex, aquilo estava me matando aos poucos. E desde então, passei a fazer o Daimoku todos os dias.

O que mudou nesse um ano?

Ainda penso no meu ex, mas não choro mais e nem tenho mais a raiva que sentia dele. Em abril deste ano, ele me procurou dizendo que gostaria de ser meu amigo, e eu disse que os meus sentimentos por ele ainda são muito fortes e que seria melhor não sermos amigos. Desejei a ele muita sorte em seu relacionamento e me despedi. Depois disso, falei com ele apenas uma vez e, desde então, não nos falamos mais.

No final de 2016, eu recebi uma notícia muito ruim. As minhas aulas seriam reduzidas e, com isso, meu salário também. Desde então, a minha situação financeira não melhorou (até piorou), e tenho procurando outra escola para trabalhar e até o momento, eu ainda não obtive uma resposta positiva.

No mesmo período, eu recebi uma grana do Abono Salarial. Foi uma grana que eu não estava esperando e que veio bem a calhar.

Em março de 2017 eu defendi a minha tese de pós-graduação e fui aprovada. Além de tirar 9,0 na prova final. O diploma que chegaria em 120 dias, chegou em casa em menos da metade do período previsto. Agora eu sou uma pós-graduada.

Algumas pessoas do meu passado reapareceram, mas foram embora com a mesma velocidade. Ainda bem! Nem eram pessoas que eu gostaria de ter em minha vida novamente.

Outras pessoas que eu acreditava que eram meus amigos, deixaram a máscara cair, e hoje tenho mais cuidado ao lidar com elas.

Não conheci ninguém interessante para namorar.

Os sintomas da depressão diminuíram consideravelmente. Tive umas duas ou três recaídas, mas me recuperei de forma muita rápida. Eu não tomo nenhum remédio há 4 anos.

Eu tenho bronquite e, há muito tempo, eu estava usando demais a bombinha. Sabemos que isso não é normal, então, eu decidi procurar um pneumologista. Não só encontrei o médico certo, como também encontrei o remédio certo. Não tenho mais usado a bombinha e meu desempenho na academia melhorou muito.

Além disso, fui a outros médicos, e parece estar tudo bem com a minha saúde.

Tive muitos insights. Hoje, eu vejo a vida de uma forma bem diferente.

Uma questão que sempre me incomodou é o fato de eu ser muito preguiçosa, acomodada. Com o Daimoku, isso vem mudando constantemente. Hoje eu me sinto mais animada e determinada a fazer coisas que eu sempre fui empurrando com a barriga. Uma delas é emagrecer.

Ainda não consegui ter o que eu tanto almejo, mas eu sei que estou no caminho certo. Afinal, tudo o que acontece em nossas vidas é para nós melhorarmos, e sem obstáculos não seríamos vitoriosos.

E vamos continuar recitando NAM-MYOHO-RENGE-KYO até a vitória!


Namastê.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...