segunda-feira, 10 de julho de 2017

Três dicas para "sair" da depressão


Este post pode gerar certa polêmica, afinal, muitos psiquiatras não irão concordar comigo. No entanto, eu decidi escrevê-lo baseado na minha experiência e, com isso, poder ajudar as pessoas que passam pelo mesmo problema.

Eu não acredito na cura da depressão, eu acredito no controle dela, e sem medicamentos.

Você já conheceu uma pessoa que deixou de beber? Não existe ex-alcóolatra, o que existe é alcóolatra em recuperação. O mesmo acontece com quem sofre de depressão. Afinal, basta uma gosta de álcool para o alcóolatra ter uma recaída, que muitas vezes pode ser fatal. Basta um acontecimento para desencadear todos os sintomas da depressão novamente: a perda do emprego, a perda de um amigo ou parente, o fracasso em algum projeto etc.

Os medicamentos amenizam o efeito, mas não a causa. Mesmo tomando antidepressivo e calmante eu tentei o suicídio. E conheço muitas pessoas que tomam remédios há anos e não saem do lugar, parece até que estão piorando. Se o tratamento não for feito de forma correta, tirar o medicamento pode ser fatal. Por isso, não estou aqui levantando a bandeira de que você deve parar seu tratamento e a medicação. Eu estou aqui apenas para dizer que há sim uma saída para essa situação que destrói a vida de muitas pessoas, e muitas delas, nem sabem. Portanto, continue com o tratamento até se sentir seguro(a) para seguir esses passos.

1) Assuma que tem depressão. O primeiro passo para a cura é reconhecer que existe o problema, por isso assuma que está com problemas e não tenha vergonha disso. Claro que não é para você sair por aí contando para todo mundo, mas se alguém questionar, fale sem medo. Muitas pessoas não admitem que estão deprimidas por medo das pessoas e, ter medo pode piorar o processo de recuperação.

2) Encontre uma atividade que goste de fazer. Eu descobri a bicicleta. Eu pedalo desde 2005 e quando ando de bike, eu me sinto muito bem. Pedalo apenas por prazer, não participo de competições. Talvez você não curta pedalar, mas curte outro esporte. Talvez você possa fazer um curso de culinária, aprender outro idioma, fazer tricô, escrever poesias, tirar fotos. Não importa a atividade, ela sempre vai te ajudar a manter-se ocupado e dará mais ânimo para os seus dias. O importante é não ficar parado. E essas atividades poderão ajudá-lo a fazer novas amizades, o que é sempre muito bom. A atividade física ou não pode também mantê-lo fora dos padrões negativos de pensamento que criamos. Lembre-se: mente vazia, casa do demônio.

3) Ore. Já escrevi várias vezes sobre o poder da oração aqui neste blog. Imagine você sem comida por uma semana, o que poderá acontecer com o seu corpo? Se devemos comer todos os dias para nos mantermos de pé, imagine o que acontece com o seu espírito quando não o alimentamos? Nosso corpo não é apenas físico, ele também é espírito. Na verdade, somos espíritos vivendo uma experiência física (material) e, por essa razão, devemos alimentar o espírito da mesma forma em que alimentamos nosso corpo físico. É com a oração que fazemos isso. Você não precisa se tornar espírita, católico, evangélico ou budista para orar. Basta escolher aquela oração que mais identifica contigo e recitá-la todos os dias, de preferência duas vezes por dia, uma pela manhã e outra antes de dormir. Aqui vão algumas sugestões: Pai Nosso, Ave Maria, Prece de Cáritas, Salmos, Oração da Serenidade, Prece das Fraternidades. Você também pode recitar mantras, se preferir. Eu recomendo NAM-MYOHO-RENGE-KYO, é poderosíssimo. No entanto, se não gosta de orações ou mantras, faça afirmações: “eu me amo”, “tudo está bem em meu mundo”, “o poder está em mim”, “eu sou centelha divina do universo”... O importante é fazer todos os dias, pois é o alimento da sua alma. Quando o espírito não está bem, nós ficamos doentes ou temos outros problemas, por isso orar é tão importante.

Eu não uso medicamentos há quatro anos!

Não vou dizer que é fácil, porque não é. Porém, quando eu me sinto mal, a recuperação é quase instantânea.

Outra coisa que faço é me permitir sentir mal. Quando fico deprimida, eu aceito que estou assim e fico assim até não aguentar mais. Geralmente, dura um dia. Só que nesse momento, eu fico sozinha e não infernizo a vida de ninguém. Eu posso até chorar, dormir o dia todo, mas não jogo meus problemas no colo dos outros. As pessoas não entendem o que é ter depressão, acham que é frescura. E outra: ninguém é obrigado a te ajudar e menos ainda ficar ouvindo seus problemas, até porque eles vão apenas ouvir mesmo...

Repito: não abandone seu tratamento médico! Minhas dicas são apenas recursos que podem ser acrescentados no seu processo de recuperação.

Lembre-se de que você veio a este mundo para ser feliz. Os obstáculos são para nos lembrarmos sempre disso. Encare-os de frente, porque tudo é transitório, até a sua vida física é. Já a vida espiritual é eterna.

Espero que eu tenha ajudado.


Boa semana.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...