quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Budismo, relato de experiência: Nadege Jardim

Meu nome é Nadege, sou uma das hantans (responsável) do bloco Morro das Pedras da Comunidade Campeche, distrito Sul da Ilha. Pratico o budismo de Nichiren Daishonin desde o dia 23 de Setembro de 2003.

Lembro perfeitamente da data, do dia, do momento inesquecível em que isso aconteceu. Foi na minha primeira reunião, quando recitei o NAM MYOHO RENGE KYO pela primeira vez, no Bloco Lagoa, Comunidade Ipanema, na CRJ.

Nesses 14 anos de prática tive muitos benefícios conspícuos (Visível; que é visto com facilidade; facilmente percebido), mas posso dizer que os mais maravilhosos foram os inconspícuos. Aqueles que são imperceptíveis num primeiro momento, mas que com o passar do tempo florescem de forma tão extraordinária, que superam nossas expectativas.

Perdi a minha mãe em abril de 1994 e meu pai em 2002. Vi-me completamente perdida, nada parecia fazer mais sentido, e como a minha vida parecia não ter mais importância, comecei a adotar vários comportamentos de risco, pois não me importava se algo acontecesse. Foi por pura sorte que nunca aconteceu nada comigo. Era nesse estado de vida que eu me encontrava quando fui à minha primeira reunião.

A primeira vez que eu me sentei e recitei NAM MYOHO RENGE KYO, o efeito foi imediato e fulminante. Senti uma felicidade muito grande, foi indescritível, na mesma hora tive consciência de que tinha encontrado algo de valor inestimável, o que eu queria para a minha vida e o que eu queria para mim.

A partir daquele momento, tudo mudou, pois como recitar NAM MYOHO RENGE KYO eleva o estado de vida, eu não sentia mais vontade de agir de forma autodestrutiva, as coisas que me faziam mal foram se excluindo da minha vida, porque eu não queria mais me destruir. Eu queria ser feliz. Desde então eu realmente passei a acreditar que devia e podia ser feliz.

Na época eu não sabia, não entendia ainda o conceito de missão, nem como funcionava a organização, mas sentia um desejo muito grande de participar, de fazer tudo que eu pudesse devotar minha vida à prática do budismo e também para que as atividades corressem da melhor maneira possível. Então, não estranhei nem achei nada demais quando a hantan do meu bloco me pediu para recepcionar e conversar com todas as shakubukus (pessoas que estão interessadas no Budismo) da DFJ que chegassem às reuniões e para anotar os nomes e os contatos delas. Eu fazia, porque eu queria ajudar. Da mesma forma, participava ativamente de todas atividades. Não fazia ideia de que estava sendo treinada. nem da grandiosa oportunidade que estava recebendo. Esse início foi extremamente importante, porque me ensinou que o que move nossa atuação não é o cargo, é a nossa paixão e o nosso coração, o nosso desejo de concretizar o kosen rufu (propagação do Budismo no mundo todo).

Tive a boa sorte de receber intenso treinamento na DFJ. Fui dirigente de bloco, comunidade e distrito, atuei no grupo Cerejeira e no grupo Mamorukai.

Quando chegou o momento de me formar, recebi um grande benefício: ficar um mês a mais na DFJ para poder fazer parte da primeira turma grupo Ikeda Kayo Kai do Brasil. Na reunião do Kayo Kai, no dia 17 de janeiro de 2009, cada DFJ do grupo fez um juramento para o Sensei, nossas determinações para 2030 (ano do centenário da Soka Gakkai) que enviamos para o Japão.

As minhas determinações foram as seguintes: “Fazer do kossen rufu minha vida, ser um grande valor dentro e fora da Gakkai. Ter uma família em total harmonia e em Itai Doshin (diferentes em corpo, unidos em mente) com o coração do Ikeda Sensei e concretizar muitos shakubukus com meu trabalho.”

Desde então, eu venho lutando para cumpri-las.

Em 2018, vai completar nove anos que encontrei aquela que olha na mesma direção junto comigo. Tenho uma família em harmonia e em Itai Doshin com o coração do Sensei, exatamente como determinei.

Com relação a segunda parte do meu juramento, acho que cabe citar minha parte favorita do poema Brasil, seja monarca do mundo! – de Daisaku Ikeda, que serve de bússola para minha vida profissional:

"Não faz mal que seja pouco, o que importa é que o avanço de hoje seja maior que o de ontem. Que nossos passos de amanhã sejam mais largos que os de hoje."

Em 2007, comecei a escrever e a postar num site de literatura lésbica, usando o pseudônimo de Diedra Roiz. No início, foi apenas brincadeira, só que comecei a ter um retorno muito grande. Recebia vários e-mails e mensagens de leitoras incentivando e elogiando meu trabalho, mas também contando sobre a vida delas e muitas vezes pedindo conselhos e orientações. Toda vez que isso acontecia, eu ensinava o NAM MYOHO RENGE KYO, enviava um áudio com Daimoku e alguns textos com princípios básicos do budismo. As leitoras que me procuravam pedindo ajuda e, as que moravam no Rio eu convidava para ir às reuniões e na sede. As que moravam fora do Rio, eu procurava um contato onde a pessoa morava e mandava para uma reunião de lá.

Foi então que me dei conta de que eu tinha uma grandiosa oportunidade, de abraçar a missão de propagar o budismo através da minha escrita, seguindo os passos do Sensei, que é um grande poeta e escritor, e conforme o juramento do Artista Soka do Brasil:

"Fazendo do coração do meu mestre, Daisaku Ikeda, o meu próprio, eu desbravarei os caminhos da paz e da cultura, abrindo livremente as asas da criação no palco de minha missão. Eu sou protagonista, bodisatva artista!"

Atualmente, tenho doze livros publicados e um deles é o que mais parece tocar o coração das leitoras. Natural que assim seja, pois acima de tudo, é um romance sobre revolução humana, de transformação através da prática budista.

Com essa história, que agora virou livro, fiz shakubukus em vários lugares do Brasil (a última foi dia 29 de outubro de2017, em Salvador) e espero concretizar muitas shakubukus ainda. Às vezes recebo mensagem de alguma leitora, que sequer conheço, dizendo que está praticando ou que recebeu Gohonzon (mandala para a prática Budista) e que conheceu o budismo lendo “Amor a qualquer Preço” e isso me causa uma felicidade indescritível.

Em outubro de 2010, eu e Eliane nos mudamos do Rio de Janeiro para Blumenau.

Foi uma resolução baseada em muito Daimoku, mas nem por isso foi menos difícil, pois eu era hantan do bloco e mesmo sabendo que tinha uma pessoa maravilhosa pronta para assumir o meu lugar (e, portanto, minha missão lá estava completa), não é fácil a gente deixar pessoas com quem temos laços profundos de amizade e afeto. Até porque eu estava saindo da cidade onde eu tinha nascido, onde estava toda a minha família e amigos.

Foi um choque cultural muito grande, pois Blumenau é muito diferente do Rio de Janeiro, tanto em termos de sociedade quanto dentro da organização, pois no Rio, o distrito Laranjeiras de onde eu vinha, por exemplo, abrange apenas os bairros Laranjeiras e Cosme Velho, com uma rua central que é a Rua das Laranjeiras, todas as reuniões ficavam a 10 minutos, a pé, da minha casa. Seria como se a Avenida Pequeno Príncipe e transversais fossem o Distrito Campeche, como ainda vai ser. Já o distrito Blumenau na época abrangia a cidade inteira e parte de Indaial e Gaspar. Tudo era muito longe, uma luta gigantesca, muito diferente de Rio e SP, que era o que eu conhecia da Gakkai até então. Mesmo assim, com toda essa dificuldade, a Ana, uma das hantans do nosso bloco, entregava os jornais de ônibus na cidade inteira. Eu entregava os impressos no Rio, mas era muito fácil, ia caminhando do kaikan (local para as práticas budistas) de Botafogo até a minha casa e entregava todos os jornais no caminho. O exemplo da Ana é que faz com que eu e a Eliane tenhamos o desejo e o prazer de entregar os impressos do nosso bloco agora aqui em Florianópolis, por causa dessa hantan maravilhosa, inspiradora e inesquecível que tivemos a boa sorte de conhecer.

Quando nos mudamos para Florianópolis, nos sentimos imediatamente acolhidas.

Queríamos muito que alguma de nossas responsáveis consagrasse nosso Gohonzon e a Salete, nossa Tikutan (responsável de comunidade), prontamente foi, tenho uma gratidão imensa por isso, pois o fato de ela ter nos recebido com tanto carinho foi importantíssimo para que eu pudesse criar laços com a comunidade, com o bloco e com a BSGI de Florianópolis. A Vanuza é outra pessoa por quem eu sinto enorme gratidão, por ter me dado tantas oportunidades de atuar no bloco Trindade, em especial o teatro que fizemos com as DFS e DFJs do bloco na Reunião de Palestra do distrito no final do ano passado, é algo que jamais esquecerei. Mais uma hantan maravilhosa que jamais esquecerei.

Mas assim como a gente não conhece nosso carma, também não conhecemos a nossa missão. Exatamente no momento em que estávamos super felizes e entrosadas no bloco Trindade e estávamos com uma determinação de Daimoku familiar, (durante três meses eu e a Eliane fizemos duas horas de Daimoku juntas todo dia), o dono do apartamento em que morávamos pediu o imóvel. Começamos a procurar na Carvoeira (onde morávamos) e na Trindade, mas só encontramos lugares menores e mais caros do que pagávamos na época e nossa determinação era encontrar um lugar melhor e pagando menos.

Procuramos pela Florianópolis inteira, Ilha e Continente, perto da sede, em São José, Palhoça, norte da Ilha, Centro, até que resolvemos procurar no Sul da Ilha. Desde os anos 90, a Eliane queria morar no Campeche. E foi no Campeche que encontramos exatamente o que queríamos, pagando metade do que pagávamos na Carvoeira. Assim que nos mudamos, continuamos participando do bloco Trindade, mas sabíamos que a transferência seria necessária, pois chegamos a demorar três horas para chegar à reunião por causa do trânsito e também sabíamos que precisávamos lutar na localidade em que moramos. Não foi sem sofrimento que pedimos nossa transferência, era muito amor envolvido, mais uma vez eu me via deixando pessoas com quem tinha laços profundos de amizade e afeto, como quando saí do Rio. Mas assim como eu mantenho o contato e a amizade com a família Soka no Rio, também mantenho com elas, afinal, laços que temos desde a cerimônia do ar não se desfarão nunca, não é mesmo? Agora,  Salete, Vanuza e eu somos companheiras de Mamorukai (meu grupo do coração!).

Jamais esquecerei a primeira vez que vi a Rosaura, minha butyo (responsável de distrito) maravilhosa, está fazendo um ano, foi um pouco antes da nossa transferência para o Sul da Ilha, eu estava na sede com a Eliane e ela se apresentou e nos deu as boas-vindas, e pode parecer algo tão simples, sem significado, mas significa muito, fez toda a diferença, pois imediatamente nos sentimos fazendo parte.

Como foi embasada em muito Daimoku, nossa escolha de casa e localidade não poderia ser mais perfeita. Temos muita boa sorte, pois fomos acolhidas de imediato, primeiro no bloco Campeche pela Dani G, e não foi fácil sair desse bloco, confesso que não foi sem sofrimento, mas em nenhum momento pensei em recusar, pois missão a gente não recusa, está em nossa vida e, quando fomos transferidas eu já tinha entendido que esse tipo de mudança não é uma perda, muito pelo contrário, pois só veio a somar, encontrei mais uma família no bloco Morro das Pedras, futura Comunidade Morro das Pedras.

Tanto que esse ano a Eliane assumiu uma supervisão em Blumenau e ficou muito tranquila em me deixar sozinha a semana inteira e só vir para Florianópolis nos finais de semana, pois sabia que eu não ficaria sozinha, tenho meus amigos da família Soka comigo.


É incrível como na Gakkai a gente não encontra, reencontra pessoas. Essa é a minha sensação aqui em Florianópolis e no Sul da Ilha, que eu conheço vocês há muito tempo.
Gostaria de ler um trecho do agradecimento impresso no meu livro, aquele que faz shakubukus:

“Praticar este budismo transformou inteiramente a minha vida, que de enevoada e sem foco virou algo brilhante, colorido, repleto de um tipo de felicidade que eu sequer imaginava que existia (aquela absoluta, que se encontra em mim), realmente acredito que a única forma de transformar o mundo em que vivemos é de dentro para fora, através da mudança individual interior de cada pessoa. Impossível descobrir e experimentar algo tão magnífico sem desejar compartilhar com todas as pessoas.”

Queria agradecer imensamente a todas do Distrito Sul da Ilha, por sempre terem sido tão receptivas, incentivadoras e maravilhosas comigo. Especialmente minha companheira de luta no bloco, Dani Prado, gratidão imensa, amiga, é bom demais atuar com você!

Eliane pelo apoio que sempre me deu, mesmo antes de ser praticante e membro da Gakkai. E minhas dirigentes: Ales, Ana Lúcia, Ana Maria, Rosaura e Rita. Tenho muito orgulho de fazer parte da tropa de elite de leoas do kosen rufu, que é a Divisão Feminina de Florianópolis!

Encerro meu relato com um poema do meu mestre da vida, o Doutor Daisaku Ikeda, que trago sempre no meu coração:


“Existe uma única estrada e somente uma, e essa é a estrada que eu amo. Eu a escolhi. Quando trilho nessa estrada as esperanças brotam e o sorriso se abre em meu rosto. Dessa estrada nunca, jamais fugirei.”

Três de dezembro de 2017.

*****

Nadege esqueceu-se de nos contar que, quando seu pai faleceu, ela entrou numa depressão muito profunda e que o psiquiatra disse a ela que ela não teria como viver sem os medicamentos. Faz dez anos que a Nadege não usa nenhum tipo de medicamento para depressão!

Gostou do relato? Você também tem um para nos contar? Bata enviá-lo em arquivo .doc, com uma ou duas fotos, que publicaremos aqui.

Os relatos de experiência do Budismo de Nichiren Daishonin são publicados às quartas-feiras.


Namastê!


Tânia
O Universo em Você
Curtam nossa Fanpage: /voceuniverso
Sigam-nos no Instagram: @voceuniverso

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...