quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Teoria dos dez mundos: Mundo do Inferno


A teoria dos dez mundos compõe a base da teoria do Budismo de Nichiren Daishonin.

Não se trata de nascermos em um desses mundos para podermos atingir a Iluminação, mas que esses mundos, ou condições de vida, fazem parte de qualquer ser humano em qualquer existência.

A transformação da própria condição de vida está ao alcance de todas as pessoas. Os mundos são condições que se encontram inerentes a cada vida e se manifestam em função do relacionamento externo, ou seja, com as coisas e com as pessoas.

Nas próximas semanas, eu vou falar sobre cada um deles, e hoje vou começar com o Mundo do Inferno.

Esta condição é a mais baixa da vida, a qual representa o extremo sofrimento em que a pessoa se sente sem liberdade.

Podemos citar o ódio como um dos sentimentos para quem está no Mundo do Inferno. Só o fato de estar vivo lhe traz muito sofrimento e tudo na vida invoca um sentimento de infelicidade.

Pessoas que têm depressão são pessoas que vivem no Mundo do Inferno. Elas não apreciam a vida e o tempo todo elas acreditam que viver é muito ruim.

No entanto, qualquer pessoa pode estar no Mundo do Inferno momentaneamente ou por um longo período.

Por exemplo, você está num emprego ruim, você não gosta do seu chefe, e parece que tudo está contra você e, com isso, você começa sentir muito ódio de você mesmo e por outras pessoas, sem perceber que você tem responsabilidade pela sua vida.

Existem pessoas que vivem no Mundo do Inferno o tempo todo e nem percebem. Nada está bom!

Com a prática Budista qualquer pessoa é capaz de sair do Mundo do Inferno, porém você nunca se livra dele, ele faz parte do seu ser. No entanto, com o tempo, você será capaz de perceber suas emoções e condições de vida e notar se está ou não no Mundo do Inferno, revertendo isso.

Sua vida não se transforma em magia e nem fica maravilhosa só porque você se tornou budista. Os problemas irão continuar aparecendo em sua vida, mas com a prática você conseguirá superá-los com sabedoria, sem ódio e/ou infelicidade em seu coração.

“Nem a terra pura nem o inferno existem fora de nós, ambos se encontram apenas em nosso coração. Aquele que desperta para isso é chamado de buda, e aquele que o ignora é chamado de mortal comum.”
- O inferno é a Terra da Luz Tranquila.

Nam-myoho-renge-kyo.

Namastê.


English Version

The ten worlds is the base theory of Nichiren Daishonin Buddhism.

It is not about we born in one of these worlds in order to reach the enlightment, but these worlds or life conditions are part of any human being in any existence.

Our own life transformation is within every person power. The worlds are conditions that are inherit in each person’s life and they manifest according to your external relationship, in other words, your relation with other things and people.

On the next weeks I am going to talk about each one. Today I will start with the Hell World.

This is the lowest life condition that represents the extreme suffering in which a person fells that they do not have any freedom.

We can mention the anger as one of these feelings to who are in the Hell World. Only the fact you are alive brings too much suffering and everything in your life shows an unhappy feeling.

People who have depression are people who live in the Hell World. They do not appreciate their lives and all the time they believe living is too bad.

However, any person can be in the Hell World momentarily or for a long time.

For instance, you are in a bad job, you do not like your boss and, it seems everything is against you and with this you start feeling a lot of anger about yourself e for other people as well, without realizing that you are responsible for your own life.

There are lots of people who live in the Hell World all the time and they do not realize it. Nothing is good and they complain about everything.

With Buddhism any person is capable of leaving the Hell World, but you never get rid of it, it is part of your being. However, after some time you will be able to realize your emotions and see whether you are in the Hell World or not and revert it to something better.

Your life does not become magical nor wonderful only because you are a buddhist. All the problems will go on in your life, but when practice you can overcome them wisely, without anger or unhappiness in your heart.

“Neither the pure land nor hell exists outside oneself; both lie only within one’s own heart. Awakened to this, one is called a Buddha; deluded about it, one is called an ordinary person.”

- Hell Is the Land of Tranquil Light.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Cada vez que você reclama, o planeta perde.

É um dia como outro qualquer. Você levanta cedo, como de costume, toma seu banho, depois seu café, checa seus e-mails, escova os dentes e se prepara para ir ao trabalho.

Ao entrar no elevador, você se depara com um casal reclamando do governo, que o custo de vida está cada vez mais alto, que o governo não faz nada e blá blá blá.

No trânsito, você percebe que as pessoas estão nervosas, usam suas buzinas o tempo todo. Você mesmo testemunha um “fechamento” em que os motoristas começam a discutir, proferindo os piores palavrões que você poderia ouvir.

Já no trabalho, as pessoas estão todas reclamando de alguma coisa: a conta de luz que subiu de novo, os hospitais públicos que vão de mal a pior, o filho que não quer estudar ou ir para escola, a nota baixa do filho, o preço da van que leva o filho até a escola, descobriu que o marido tinha uma amante, que alguém da sua família está câncer, que não sei quem morreu, porque seu vizinho ficou a noite toda fazendo barulho, porque as vendas estão caindo e pessoas serão demitidas, porque, porque, porque...

Depois de algum tempo, você começa a sentir que tudo está pesado e tenso. Por algum momento, você começa a se sentir frustrado e, sem perceber, entra na sintonia das pessoas e também reclama de algo.

Infelizmente, cada vez que você reclama, não é só a você que está fazendo mal, mas está fazendo mal para todos, principalmente para o planeta.

Eckhart Tolle em seu livro “Um Novo Mundo – O despertar de uma nova consciência” escreve o seguinte:

“A Terra, por outro lado, é a manifestação extrema da forma, que é sempre um reflexo do interior. A consciência humana coletiva e a vida do nosso planeta estão intrinsecamente interligadas. [...] A vida humana e a consciência humana estão ligadas de modo inerente à vida no planeta. Por isso, à medida que a consciência antiga se dissolve, tendem a ocorrer manifestações naturais de sincronismos geográficos e climáticos em muitas partes do globo, algumas das quais temos testemunhado.”

As pessoas se esquecem (ou não sabem) que somos feitos de átomos, ou seja, somos energia pura. Cada vez que você manifesta algo através de palavras e/ou pensamentos, seja algo bom ou o ruim, o seu corpo, que é regido por um campo magnético energético, começa a emanar seus pensamentos/palavras energeticamente. Esta energia não é estática, ela caminha, e anda por todo o planeta. No entanto, em algumas partes do planeta, a energia que é emanada de cada um de nós se acumula e depois precisa se expandir de alguma forma, e é neste momento que surgem as mais diversas doenças e catástrofes que podem (ou não) acabar com toda a humanidade.

Essas doenças e tragédias não são castigos divinos, são nossas manifestações mentais que emitimos através de nossas palavras e pensamentos diários, 24 horas por dia.

Infelizmente, as pessoas acham que reclamar ou falar mal de alguém é normal. Não, não é normal. Não é normal vivermos num mundo com ódio.

Ter ódio de alguém é a mesma coisa que tomar veneno com a esperança de o outro seja afetado. Bom, de certa forma, afeta a todos!

Eckhart Tolle acrescenta que “as palavras, não importa se são verbalizadas e transformadas em sons ou se permanecem como pensamentos, podem lançar um encanto quase hipnótico sobre nós. [...] Sob a aparência superficial, todas as coisas estão ligadas não apenas a tudo o que existe como também à Origem de toda a vida da qual procedemos. Até mesmo uma pedra – e mais facilmente uma flor ou um pássaro – pode nos mostrar o caminho de volta a Deus, à Origem, a nós mesmos.”

A partir desse momento, comece a questionar o seguinte:

Por que alguns países são mais prósperos do que outros? Por que em alguns países não acontecem desastres naturais?

Nesse contexto, perceba o que as pessoas desses países têm por hábito se manifestar todos os dias.

O mesmo acontece com as pessoas individualmente. Por que algumas são ricas e outras não? Por que algumas pessoas ficam doentes e outras não? Por que acontecem tragédias com algumas pessoas e com outras não?

Tire a responsabilidade divina de sua mente e passe a ser responsável por tudo o que acontece com você e com os outros.

Chegamos num momento em que é necessário parar de emitirmos tanta energia negativa; o planeta não está mais aguentando e pede socorro.

Faça um favor a você e à humanidade. Antes de pensar em algo e queira reclamar sobre isso, mude seu pensamento para algo bom e esqueça o veio à sua mente antes. Comece a partir de hoje só pensar e dizer coisas boas. Deseje o melhor para você e para todos.

O planeta Terra agradece.

Eu agradeço.

Boa semana sem pensamentos e sentimentos negativos.



English Version
Every time you complain, the planet loses.

It is a day like other days. You get up early, as usual, you take a shower, and then you have your breakfast, check your e-mails, brush your teeth and prepare yourself to go to work.

When you get into the elevator, you see a couple complaining about the government that the cost of living is too high that the government does not do anything and so on.

In the traffic you see people are very irritated, they sound their horns all the time. You witness people argue with each other and saying the worst bad words you could hear in your whole life.

When you are in the office, people are complaining about something: the electricity bill went up again, the public hospital are from bad to worse, the son does not want to study or goes to school, the low grade of his/her son, the price of school bus is high, you found out your husband is cheating on you, someone in your family has cancer, someone that you know died, your neighbor spent the whole night making noises, the sales are decreasing and people are going to be fired and, and, and…

After a while you start to feel that everything is heavy and tense. At some point you start to feel frustrated and, without realizing it, you are out of sync and you also complain about something.

Unfortunately, every time you complain, it is not only to you that you are doing something bad, but you are also doing something bad to the others and the planet mainly.

Eckhart Tolle in his book “A New Earth - create a better life” says the following:

“The Earth, on the other hand, is the extreme manifestation of the form which always reflects the inner side. The human collective consciousness and the life of our planet are intrinsically interconnected. […] The human life and human consciousness are connected to the life of the planet inherently. For this reason, as soon as the old consciousness breaks up, it tends to occur natural manifestations of geographical and weather synchronicities in many parts of the globe, some of which you have witnessed.”

People forget (or do not know) that we are made of atoms, that is, we are pure energy. Every time you manifest something through words and/or thoughts, something good or bad, your body which has a magnetic field, starts to emit your words/thoughts energetically. This energy is not static, it walks and goes to the whole planet. However, in some parts of the planet the energy which comes from each person is accumulated and then somehow needs to expand, and it is in this moment that arises several diseases and disasters that can (or not) destroy all the human beings.

These diseases and tragedies are not divine punishments, they are our mental manifestations which we emit through our words and thoughts 24 hours a day.

Unfortunately, people think it is normal to complain or say something bad about something or someone. No, this is not normal. It is not normal to live in anger.

Having anger is the same thing that you drink some poison hoping the other can be affected. Well, somehow or other this affects everybody!

Eckhart Tolle adds “the words, it does not matter they are verbalized or transformed to sounds or keep as thoughts, they can put a hypnotic spell on us. […] Under a superficial appearance, everything is linked not only to everything that exists as also to the Origin of every life that we came from. Even a stone – and more easily a flower or a bird – can show us the way back to God, to Origin, to ourselves.”

From this moment start to question yourselves:

Why are some countries more prosperous than others? Why do some countries have natural disasters?

In this context, realize what people from these countries do by habit to manifest every day.

The same happens to people individually. Why are some people richer than others? Why do some people get sick and others don’t? Why do these tragedies happen with some people and with others don’t?

Take way the divine responsibility from your mind and be responsible for what everything happens to you and to others.

We are in a moment that it is necessary to stop emitting so much negative energy; the planet cannot take this anymore and asks for help.

Do a favor to yourself and the humans. Before thinking about something that you want to complain, change your thought to something else, something good and forget what came to your mind before. From now on, start to think and say good things. Wish the best to you and everybody.

The planet Earth thanks you.

I thank you


Have a wonderful week without bad thoughts and feelings.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Somos seres únicos


Não é novidade para ninguém que cada pessoa possui uma impressão digital única, e que ninguém no planeta tem uma digital igual a sua. Nem depois da morte, outra pessoa nasce com uma digital igual de quem já faleceu. Já pensou se fosse assim? Já pensou você ser considerado um assassino sem mesmo ter cometido um crime? Não, o Universo é muito sábio e todos nós somos seres únicos, exclusivos, com os nossos talentos e defeitos peculiares. O mesmo acontece nos mundos vegetal e animal. Não existe sequer uma planta que seja igual à outra, e nem um animal igual ao outro. Somos todos diferentes, únicos.

Não só a impressão digital é diferente, mas o nosso corpo também. Ninguém tem o nariz ou o formato dos olhos iguais, tudo é único. Podem haver semelhanças, mas não somos idênticos.

Sabendo disso, você pode, a partir de hoje, considerar-se um ser especial, porque não existe ninguém igual a você, nunca existiu e nunca existirá.

A partir de hoje, pare de se comparar aos outros, pare de achar que você não vale nada, pare de pensar que você tem defeitos, porque você não tem!

A partir de hoje, pense que você é único, um ser especial com suas características únicas, com seus talentos únicos, com sua forma de pensar única, e jamais aceite alguém lhe dizendo o contrário.

Com isso em mente, você poderá perceber o quanto você é capaz de transformar sua vida e não dar bola para o que os outros dizem de ou para você.

Pense nisto: se Deus é um ser único, por que Ele criaria pessoas iguais?

Viva as diferenças!


Boa semana.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O subconsciente regendo a sua vida


“[...], nosso subconsciente armazena todas as nossas memórias, nossos hábitos e padrões de comportamento (positivos ou negativos). São nossos programas internos. Reagimos às situações ou circunstâncias de nosso dia a dia de acordo com essa programação que está gravada em nosso subconsciente. Isso significa que, apesar de podermos conscientemente tomar nossas decisões, geralmente é essa programação subconsciente ou padrões estabelecidos que acabam, automaticamente, escolhendo por nós nossas decisões e comportamentos. O que precisam saber, então, é se nossos programas internos estão nos fortalecendo ou enfraquecendo, se estão nos levando ao sucesso ou ao fracasso. Assim, se estão a nossa favor, tudo bem; se não, precisamos mudá-lo, para o nosso bem.”

Pensamento Positivo e Lei da Atração, de Paulo Roberto Meller, página 91.

Agora começo a compreender quando dizem que somos a fonte de nosso Universo e criadores da nossa realidade. Melhor dizendo, temos Deus ou Buda dentro de todos nós. Nada mais é do que o nosso subconsciente!

Segundo o autor da mensagem acima, nosso consciente é o criador, pois no momento em que estamos conscientes, somos capazes de “pensar, dirigir, plantar ideias certas (ou erradas) na época certa (ou errada)”. Depois de plantada as ideias (ou as sementes criativas), é o subconsciente quem começa a agir de forma autônoma, é ele quem faz brotar ou realizar o que a mente consciente lhe ordenou ou entregou.

Já reparou que nada acontece para as pessoas da mesma forma? O que dizer de uma mãe que teve dois filhos. Segundo ela, criou-os da mesma forma e deu o mesmo carinho. Será? Repare que um dos filhos é bem sucedido, já o outro não. Por quê? Simples: é o subconsciente de cada um que trabalha de forma diferenciada.

Primeiro, devemos aceitar o fato de que ninguém é igual a ninguém, mesmo sendo criado pela mesma mãe. Somos indivíduos únicos na matéria e na essência, então, é impossível que tudo pode acontecer de maneira igual para todas as pessoas. Óbvio, né? (dãããã)

Então, podemos dizer que o que passa na cabeça de cada um é um mistério. Através desse mistério é que a vida toma seu rumo, de sucesso ou de fracasso.

Porém, tudo isso pode ser reprogramado. Precisa de muito empenho e paciência, mas é possível mudar seu subconsciente e criar a vida que você quer ter. Já falei disso em outro post aqui.

Podemos mudar com afirmações e visualização criativa. No entanto, o que vai realmente mudar sua vida é a sua atitude perante a mudança.

O que dizer daquelas pessoas que passam por situações dramáticas/drásticas e que depois disso a vida delas mudou por completo? Mudança de padrão de pensamento!

Preguiça, procrastinação, cansaço, baixa autoestima etc. podem ser sinais de que sua programação mental não está na sintonia certa.

Apesar de eu recomendar as afirmações positivas, eu sempre bato na tecla de que a oração é um remédio poderosíssimo para a alma. Através do Nam-Myoho-Renge-Kyo eu percebi quais são as minhas crenças limitantes. Fiz anos de terapia, consultei psiquiatra, tomei antidepressivos e remédio para a bipolaridade, pratiquei yoga, fiz curso de Reiki, e eu sempre percebi que havia algo errado comigo. Por que nada dava certo para mim? Com as orações (no meu caso, Daimoku), pude perceber onde estou errando e agora eu estou mais do que pronta para mudar todos os padrões negativos que eu mesma criei. É um trabalho espiritual profundo, mas que vale a pena.

Então, antes de reclamar da vida, de achar que a culpa é dos outros, que ninguém gosta de você, que Deus não te ama, que os espíritos malignos te fazem mal, que o Diabo está te perturbando, que a crise do país está afetando sua vida, que seus filhos dão muito trabalho, que você não consegue arrumar namorado(a) etc., reflita profundamente nas crenças que você acredita sobre você.

Você se acha um(a) fracassado(a)?
Nada do que você faz está bom?
Tem de estar sempre agradando os outros?
Sua condição financeira é péssima?
Tem a sensação de que todo mundo não gosta de você?
Se sente incapaz de mudar seus hábitos?

Não, não é Deus, não é Buda, não é o destino... É VOCÊ QUEM COMANDA A SUA VIDA com o poder do seu SUBCONSCIENTE!

Se sua vida não está boa ou do jeito que você quer, MUDE!

Porém, tenha paciência e persistência para mudar.

Segue mais um trecho do livro citado no começo desta postagem:

1) Assuma a responsabilidade de ajudar a si mesmo, estando disposto e comprometido com a mudança. Esse seu comprometimento é que vai fazer toda a diferença. Deve sempre lembrar que você cria seu próprio mundo de pensamentos, sentimentos e ações que, por sua vez, vai criar seu mundo exterior ou realidade, o que em grande parte é apenas o reflexo de como você pensa, sente e age;
2) Identifique qual pensamento, sentimento ou ação repetitivos e negativos deseja mudar;
3) Escolha qual novo pensamento, sentimento ou comportamento quer colocar no lugar do que está sendo substituído;
4) Mude-o imediatamente, procurando constantemente policiar-se reforçando o novo pensamento, sentimento ou comportamento que deseja incorporar, até ele estar integrado em sua vida.

“Você é a força criadora em sua vida. Nada lhe acontece sem a sua participação”. – autor desconhecido.


Boa semana.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Quando a paciência é necessária.


No dia 20 de agosto, um dia frio e chuvoso, domingo, fui à academia para aumentar o meu ritmo na esteira e seguir as recomendações médicas, já que estou com a glicemia um pouco acima do recomendado.

Lá estava eu correndo e suando muito. Uma mulher que corria na esteira ao lado decide ligar o ventilador. Até aí tudo bem. Porém, quando cheguei em casa, notei que estava sentindo um incômodo na hora de fazer xixi. Não deu outra: cistite. Fui à farmácia e comprei um remédio.

Na quarta-feira, dia 23, comecei a sentir a garganta arder um pouco. Como já estou acostumada com isso, me mediquei e foi assim até sexta-feira à tarde, quando comecei a sentir meu corpo dolorido. Sim, era um resfriado.

No sábado, fui com a minha mãe e minha irmã ao shopping center para comermos Big Mac no dia do Mac Dia Feliz para ajudarmos as crianças com câncer. Durante o dia, eu me sentia fraca, mas eu já estava tomando remédios. No dia seguinte, eu fiquei em casa, mas ainda sentia que não estava bem, mas nada tão sério assim.

Na segunda-feira, dia 28, fui trabalhar e dei quase duas horas de aula, que ao final eu já estava rouca e me sentindo ainda mais cansada. Eu sempre fico rouca quando estou meio resfriada, achei que era só mais uma vez nessa situação.

No entanto, no dia seguinte, amanheci completamente sem voz. Não tinha condições de eu trabalhar. Como eu poderia dar aulas daquele jeito?

Como minha mãe está sem carro, ela não pôde me levar ao pronto socorro da minha assistência médica, então eu decidi ir ao SUS aqui perto de casa, e fui a pé mesmo. Foram três horas de espera e o médico ainda me enganou. Não me receitou um antibiótico e menos ainda me deu um atestado de dispensa para o trabalho. Surtei no meio da rua mesmo e chorei até chegar em casa.

Contei a história para minha mãe e ela ligou para a minha vizinha, que tem um filho que é veterinário, pedindo uma receita para eu tomar antibióticos. Olha que situação.

Fiquei sem dar aulas até sexta-feira, e mesmo afônica, consegui orientar meus alunos na aula de sexta.

Hoje é sábado, 2/09, e eu ainda estou com a voz ruim, ela vai e volta o tempo todo, e quando volta está bem rouca. Torço para que eu possa trabalhar na segunda-feira novamente.

Ao todo, até o momento, são 14 dias com a saúde debilitada por causa de um ventilador ligado quando eu corria na esteira num dia frio.

O que eu quero dizer com isso tudo é que não temos controle de tudo o que acontece com a gente. De repente, em questão de minutos, tudo pode mudar e não há nada o que possamos fazer a não ser esperar.

Eu não vejo a hora de voltar a me exercitar. No estado em que me encontro hoje, nem uma caminhada posso fazer, pois fico muito cansada.

Nossa vida é frágil assim como nosso o corpo.

São nesses momentos em que queremos que as coisas mudem rapidamente é que temos de ter paciência.

Parece um problema pequeno, mas não poder fazer o que mais gosta é uma tortura. Pelo menos para mim é.

Porém, eu aprendi que esperar é a melhor que eu posso fazer agora. Continuo com as minhas orações, tomo meus medicamentos, mas não fico mais aflita. Sei que isso não vai durar para sempre.

Então, quando você enfrentar uma situação difícil que não depende somente de você, mantenha-se calmo e espere... A vida se encarrega de ajeitar as coisas, afinal, se isto está acontecendo comigo é para eu refletir o que ando fazendo comigo e daqui para frente não cometer os erros novamente. Você também deverá fazer o mesmo.

Paciência e seguir em frente.


Boa semana.

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...