quinta-feira, 1 de junho de 2017

Mantenha a paciência, sempre.


Toda vez em que penso em ter paciência, eu imagino um daqueles monges, na meia idade, acompanhado de um discípulo, e com toda a paciência ele responde às suas perguntas (muitas delas bobas) com uma devoção divina. Confesso que eu não assim. (risos)

Na verdade, eu estou aprendendo a cultivar a paciência, já que ela é força propulsora para realização de qualquer coisa na vida.

Uma criança só nasce entre sete e nove meses de gestação. Caso nasça antes, é necessário ficar no hospital para que receba toda assistência necessária até conseguir atingir tamanho e peso ideais para ir para casa em companhia de sua mãe.

Para cada fase da vida (infância, adolescência, adulta e idosa) também tem o seu tempo. Uma árvore leva anos para atingir sua maturidade. Um bolo só fica pronto dentro de um determinado tempo. A água só aquece a 100º Celsius depois de alguns minutos. Tudo tem o seu tempo, e nada mais justo, que devemos saber esperar. Nessas horas é a paciência que faz todo o trabalho necessário para que tudo aconteça dentro do tempo certo.

Eu não tenho carro, mas ando de bicicleta. No trânsito enfrentamos diversas situações que tiram a nossa paciência. Do que adianta xingar o motorista que anda devagar na sua frente? Ou da quantidade enorme de carros que não facilita o seu caminho até o trabalho? Alguma vez na sua vida ficar impaciente deu algum resultado positivo? Aposto que não.

O mesmo acontece quando perdemos o emprego. O nosso papel é enviar currículos, avisar os amigos e familiares. No entanto, devemos ter paciência para esperar alguma empresa te chamar para uma entrevista, a qual nem sempre é garantia de que você será o escolhido. Sei que o momento é muito crítico, mas não há outra saída a não ser ter paciência. Lembre-se de tudo na vida é efêmero, e essa fase ruim também irá passar.

Tenha paciência em casa, no trabalho, com os amigos, com qualquer coisa que possa tirar-lhe do sério. Perder a cabeça é perder todo o trabalho que você vem fazendo há semanas (ou meses) para conseguir o quer.

Baseie-se num atleta profissional. Ele treina durante anos para poder conseguir participar de uma Olimpíada, praticamente toda sua infância e adolescência. Mesmo assim, não é garantia de que ele será vencedor. Alguns só conseguem a vitória na segunda Olimpíada ou em algum campeonato mundial. Treinam todos os dias, em alguns casos, por oito ou dez horas por dia, coloca seu corpo e mente no limite. Se o atleta não tiver paciência e souber que isso tudo faz parte do processo, ele nunca irá conseguir atingir o que quer. Talvez consiga algumas vitórias, mas não aquela que fará toda a diferença.

Nós nos preparamos por cerca de 18 anos para decidir que carreira seguir e prestar o vestibular.

Por que vamos perder a paciência por algo que precisa amadurecer para acontecer?

Aflição, preocupação, ansiedade, tudo ajuda a tirar do seu caminho aquilo que você quer.

Quando perceber que está prestes a perder a paciência, use de recursos que possam ajudar-lhe nesse momento:

  • Pense em algo que gosta ou que gosta de fazer;
  • Pense em seus filhos;
  • Ouça uma música agradável;
  • Olhe para o outro lado e tente identificar algo agradável;
  • Conte até 10;
  • Cante uma canção;
  • Faça uma oração;
  • Recite Nam-nyoho-renge-kyo. (ou outro mantra de sua preferência)

Apenas não deixe que a impaciência faça parte da sua vida e estrague todos seus planos (esforços).


Namastê!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...