terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Seja como uma flor

Em 2010, após problemas no trabalho, eu decidi que precisava cuidar um pouco de mim e, com isso, fui fazer uma caminhada no condomínio onde moro para relaxar e pensar na vida.
Onde eu moro tem um espaço bem grande para caminhar, além de um jardim gigante com muitas árvores, plantas e flores.
Enquanto eu caminhava e pensava na vida, eu avistei umas orquídeas que brotavam de uma das árvores. Eu nunca tinha reparado nisso, mas aquilo me chamou muita atenção. Parei e fiquei olhando para elas por alguns minutos, admirando sua beleza. Com isso, percebi que outras pessoas passavam por elas e nem sequer notaram a presença das orquídeas, menos anda a minha presença. (risos)
Depois disso, eu fiquei pensando: “Como que as pessoas não reparam numa beleza dessas, disponível a qualquer um, e de graça?”
Devido à pressa para chegar ao trabalho ou à escola, as pessoas caminham envoltas em seus pensamentos, muitos deles, repetitivos, e nem sequer prestam atenção às pessoas que estão ao redor, quem dirá prestar atenção a uma flor.
Ao mesmo tempo, eu pensei: “Até parece que essas orquídeas ligam para quem olha para elas ou não. Elas estão apenas cumprindo o seu papel. Elas brilham, independente de admiração.”
E foi nesse momento que eu concluí: “Devemos ser como as flores. Elas passam meses cultivando suas raízes, para que no momento certo, possam brotar, e mostrar a sua beleza para o mundo. Elas não julgam ninguém, e menos ainda querem atenção dos outros, a não ser atenção dos insetos e pássaros. Se alguém admirá-las, ótimo, se não, ótimo também. Devemos ser como elas, apenas brilhar, porque essa é a nossa natureza divina.”
Vivemos numa época em que chamar a atenção tornou-se algo corriqueiro em nossas vidas. Basta apenas visitar o Facebook ou Instagram e ver milhares de pessoas postando fotos de seus pertences, dos restaurantes em que comem, as viagens que fazem, ou mesmo as famosas selfies, tudo para chamar a atenção das pessoas e obter muitos likes. No entanto, fica a questão: para que tudo isso?
Segundo o Budismo, tudo que existe é efêmero, dura o tempo que tem de durar. Veja o exemplo da flor, ela dura o tempo necessário para cumprir a sua missão, e faz isso constantemente, ano após ano. E muitos não se dão conta disso.
Assim como o Sol brilha constantemente para nós, e ele vem da mesma essência que a sua, por que necessitamos tanto chamar a atenção das pessoas se já somos brilhantes da maneira que somos?
O que eu quero dizer é que não precisamos disso, porque já somos brilhantes. Já somos Budas encarnados. Apenas basta encontrar o seu caminho para iluminação.
Não há nada de errado em postar as suas realizações nas redes sociais. O problema é quando essa necessidade vai para vida social e profissional, trazendo infortúnios para você e aos outros.
Quando você se encontrar numa situação em que queira chamar a atenção de alguém, pense: “Eu já sou divino, brilho por si só. Se alguém reparar em mim é porque está brilhando também. E isso é bom.”
No momento em que pensamos dessa forma, os problemas do dia a dia parecem pequenos, e muitos se dissolvem naturalmente. Não se preocupe com o que os pensam ou acham de você. Se preocupe em ser a essência divina que está dentro do seu Ser e brilhe, sem esforço algum.


Namastê.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Se prevenindo em tempos de Quarentena – Corona Virus

Nesse período de quarentena devido ao CORONA VÍRUS, vamos cuidar de nossa saúde não só com cuidados de higiene e limpeza física e alimentaçã...